A galeria Periscópio Arte Contemporânea apresenta a mostra ” A parte pelo todo” com o artista mineiro Lucas Dupin, mostrando um recorte de sua produção mais recente com obras anteriores inéditas. Ele explica que a exposição é de obras resultantes de diferentes pesquisas e linguagens, cujo ponto de partida é o mesmo: dialogar e produzir a partir dos contextos e recursos elaborados em direção à simplicidade dos materiais e gestos empregados.
Direito da imagem: Site pivo.org.br e Lucas Dupin |
A mostra apresenta dez peças entre vídeo-performance, instalação, performance, séries de aquarelas e fotografias, envolvendo 11 anos de produção com texto crítico de Júlio Martins. O curador afirma que o artista tem se consolidado nos últimos anos com uma trajetória poética consistente, participando de importantes exposições, programas de residência artística e premiações mundiais, ainda que, somente agora, seja reunido um conjunto de obras numa exposição individual em Belo Horizonte. "A parte pelo todo" exibe trabalhos inéditos com séries já iniciadas e desenvolvidas pelo artista com uma visão abrangente de sua produção na última década.
“Estamos muito felizes em receber a exposição de Lucas Dupin, pois já são quase dois anos tentando uma agenda e agora conseguimos”, afirma o diretor da Periscópio Arte Contemporânea, Rodrigo Mitre.
Dupin recebeu diversos prêmios, como o Prêmio de Arte Contemporânea da FUNARTE em 2015, 6º Bolsa Pampulha, Prêmio de Residências o 2º Prêmio Energias na Arte no Instituto Tomie Ohtake (SP) com a primeira colocação. A pesquisa artística dele transita por diferentes linguagens, como fotografia, desenho, instalação e vídeo, sempre a partir de um intenso diálogo com o contexto nos quais os trabalhos estão situados.
Segundo Júlio Martins, o artista vem apresentando uma produção bastante diversa e experimental, ao mesmo tempo em que gera desdobramentos a um conjunto de questões que o acompanham desde o inicio da carreira. "Destaco a economia de gestos e recursos, sempre potencializando a simplicidade dos meios com que lida, entendendo que cada uma de suas propostas demanda uma reelaboração ampla da linguagem e, assim, se dedica e se apropria, a cada trabalho, de maneira singular, das múltiplas possibilidades técnicas, formais e poéticas com que lida”, ressalta o curador.
Serviço
Exposições: “A parte pelo todo” – Lucas Dupin
Abertura: 4/05/2019 (sábado) – 11h às 17h
Horário de funcionamento: Seg a Sex: 11h às 17:00h | sáb: 10h às 14h
Av. Álvares Cabral, 534, Lourdes, BH – MG.
Aberta ao público
Período expositivo: de 4 de maio a 1º de junho
*Release feito por Vaniele Simão para a Galeria Periscópio em 2019.
0 Comentários